quinta-feira, outubro 12, 2006

Fanáticos por Esportes se reunem online


Fanáticos por Esportes se reunem online: redes sociais criam uma espaço de encontro fora das quadras para times, jogadores e fãs.

Conheça amigos de amigos, crie uma comunidade online, compartilhe fotos, jornais e interesses com uma crescende rede de amigos em comum - este era o conceito por trás do myspace.com. Numa tentativa similar o tiredandtested.com (do Reino Unido) e o sportsmates.com (dos EUA) recentemente trouxeram ao mundo online os sites de redes sociais específicos para jogadores e fãs do esporte.

Ambos os sites tem como alvo a rede do esporte, sejam os jogadores, fãs, clubes, ligas ou apenas alguém tentando organizar um evento ou rede social esportiva. Para pessoas com background de qualquer esporte, qualquer nível e qualquer idade. Ambas as redes permitem com que os usuários criem seus perfis, listas de amigos, listas de e-mails e encontrem outros membros que compartilhem dos mesmos interesses esportivos ou vivam em locais similares.

tiredandtested.com, desenvolvido por Chris Ward (da Friends Reunited), Mike Lee OBE e suportado por Terry Venables (gerente assistente da Inglaterra), permite que os usuários criem um espaço real para suas redes sociais a partir de um lar virtual. “Tired and Tested oferece a todos os fãs de esportes, jogadores ou clubes uma chance para viver um pouco como um profissional do esporte,” diz Venables.

O site oferece uma longa lista de funcionalidades, que permitem aos usuários que:

• personalizem perfis de jogadores, escolham seus esportes e clubes favoritos,
• criem e mantenham seus próprios clubes, ligas ou eventos
• incluam seus clubes e jogadores favoritos
• conheçam fãs e jogadores com perfis similares
• associem-se a times e clubes em suas regiões
• organizem resultados e tabelas
• matenham-se atualizados sobre as últimas notícias esportivas
• escreva relatórios sobre as partidas em seus scrapbooks online,
• compartilhem fotos, blogs e vídeos
• criem seus próprios kits de times e adicionem a seus perfis.

O sportsmates.com permite que os usuários iniciem seus próprios clubes, que não precisam ser necessariamente associados a um clube real, podendo ser completamente virtuais e os usuários podem convidar outros usuários de qualquer lugar para se juntar e jogar no time virtual.

Exclusiva no sportsmates.com é a introdução de um sistema de ranking que permite com que os usuários recebam pontos e uma classificação de acordo com suas contribuições positivas (e.g. em fóruns de mensagens, inserindo links úteis, e tendo contribuições bem avaliadas por outros usuários). Da mesma forma, abusos no sistema resultam em deduções de pontos. Isto permite uma comunidade auto-regulamentada, onde membros podem rapidamente consultar a credibilidade e reputação de outros membros.

Ao convidar amigos, os usuários podem ganhar ainda mais pontos, e então, quando estes amigos chamam a seus amigos, o usuário inicial também recebe uma pontuação. No entanto, caso esets amigos percam pontos por abusos, todos na hierarquia são prejudicados. Assim, há um incentivo para que os membros apenas recomendem amigos que de fato farão contribuições positivas ao site.

A receita do sportsmates.com é atualmente obtiva com publicidade, mas eles esperam rapidamente poder implementar um modelo que combine patrocínio, divulgação de marcas, e-commerce, eventos online e offline, bem como outros serviços pagos.À medida que a comunidade online abraça e recebe o espaço das comunidades sociais online, abre espaço para que mais e mais comunidades de nicho participem da festa. Indivíduos com mentalidade parecida, e que compartilham interesses similares criarão comunidades fortes e mais prováveis de sobreviver ao teste do tempo. Encontre um nicho que reuna as pessoas (veja o post anterior sobre o Mesh Tennis), um que evoque paixão entre seus participantes, e veja os dólares da publicidade fluirem.

Fonte: http://www.springwise.com/

Nenhum comentário: