sexta-feira, outubro 27, 2006

Link falante

(Fonte: http://www.bites.com.br/)

Essa notícia não vai agradar as empresas de call center. Muito menos as operadoras de telefonia. E também deve preocupar as companhias de internet que comercializam links patrocinados, o modelo publicitário em expansão no qual o usuário enxerga em algum ponto da página a publicidade de empresas que associaram sua marca a determinadas palavras-chaves. Os vendedores do Google no Brasil estão visitando grandes empresas no País, especialmente na área de varejo on-line, para oferecer aquilo que pode ser considerado a evolução dos dos links patrocinados. Em lugar de um simples encaminhamento do usuário para a página do cliente na internet o Google desenvolveu um serviço no qual o internauta é desviado para uma central de call center após clicar no link em questão. A infra-estrutura necessária para viabilizar esse processo vem do Skype. Essa é a pólvora da história. Google, o maior serviço de buscas de informações da internet, e o Skype, a empresa que mudou a maneira como as pessoas se comunicam, se associaram para levar o conceito de Pay per talk (Pague por chamada) às companhias brasileiras.

As primeiras operações nesse formato devem entrar no ar no início de dezembro e os benefícios oferecidos pelo Google são bem atraentes. “A oferta é irresistível”, afirma um executivo de uma empresa que ainda analisa proposta do Google. “Com essa tecnologia podemos criar um modelo próprio de atendimento dos nossos compradores na internet.”

Para provocar ainda mais a concorrência, o Google está cobrando nesse novo produto o mesmo valor daquele tradicional. Uma revenda de computadores, por exemplo, poderia desembolsar R$ 0,50 por cada click nessa palavra-chave. Na ponta bastaria montar uma simples operação de call center baseado em telefonia pela internet (VoIP) para atender a sua demanda. De maneira simples uma pequena empresa pode ter o mesmo diferencial competitivo de uma grande corporação. De tão nova essa proposta do Google ainda está em testes nos Estados Unidos. A evolução desse modelo poderá criar uma nova forma das marcas se relacionarem com os seus clientes. No futuro breve um anunciante poderá acessar diretamente o consumidor sem a necessidade de gastar altas somas em publicidade. Bastará identificar na base de usuários de portais de internet como o Google aqueles que aceitariam receber uma chamada pela rede de algum call center virtual. A discussão sobre quem inventou o link patrocinado é antiga. Todos querem assumir essa paternidade, mas é do Google a primazia de ter transformado esse negócio em algo muito palpável para as empresas, especialmente as de pequeno e médio porte. Essa publicidade é muito fácil. Basta entrar nos sites que prestam o serviço – Google e Yahoo estão entre os mais conhecidos – é “alugar” a palavra que será associada a marca. As expressões mais óbvias estão entre as mais caras, mas há aqueles que apostam no inusitado como forma de pagar menos e ter uma resposta rápida da audiência da internet.

Há casos de empresas que escolhem como palavras-chaves os nomes dos seus concorrentes. Os links patrocinados representam 15% de toda publicidade on-line no Brasil e nos próximos anos esse percentual pode chegar a 40% do bolo publicitário.

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