quinta-feira, novembro 16, 2006

Google, Yahoo e Microsoft concordam uma vez

(Fonte: IDG Now, por Juan Carlos Perez)
Os rivais Google, Microsoft e Yahoo se uniram para simplificar a forma como webmasters submetem seus conteúdos para indexar nos mecanismos de buscas.

Em uma raro esforço colaborativo, as três empresas – que competem em buscas na web e outros serviços online - planejam anunciar nesta quinta-feira (16/11) o suporte ao Protocolo Sitemap, de código aberto e baseado em XML (Extensible Markup Language).

O protocolo, criado pelo Google e utilizado há 18 meses, será adotado efetivamente pelo Yahoo nesta quinta-feira, e as três empresas vão colaborar para ampliá-lo e melhorá-lo.

O Yahoo vem utilizando outro protocolo, que vai continuar a suportar. Já a Microsoft vai abandonar seu protocolo atual e vai adotar o Sitemap no seu mecanismo de buscas no início de 2007.

Um "site map" (mapa do site) é um arquivo que os administradores publicam nos sites para guiar os mecanismos de buscas para indexar corretamente as páginas web.

O recurso é particularmente útil para ajudar os buscadores a indexar conteúdo dinâmico da web com maior agilidade.

Um mapa de site pode ser formatado com base em vários protocolos, mas isso significa mais trabalho para os criadores dos sites, por isso Google, Microsoft e Yahoo estão tentando fazer do Sitemap Protocol um padrão.

O Google, a Microsoft e o Yahoo vão incentivar outros operadores de mecanismo de busca e fornecedores de softwares relacionados a adotar o protocolo. As especificações do Sitemap estão disponíveis na web.

Um comentário:

mdediana disse...

Boa, mas eles concordaram pelo menos uma outra, no início do ano, quando pegos no fogo cruzado entre governo chinês e movimentos pela liberdade civil, decidiram empurrar a bomba (com uma certa razão) para o governo americano.