Enfim, Energia sem Fio!
(Fonte: Folha Online)
O emaranhado de fios e tomadas necessários para recarregar os acessórios eletrônicos podem, em breve, ser coisa do passado. Pesquisadores americanos esboçaram um sistema relativamente simples que poderia carregar equipamentos como notebooks ou tocadores de MP3 sem o uso de fios.
"A técnica explora conceitos de física conhecidos há um século e poderia funcionar a distâncias de muitos metros, segundo os pesquisadores. Apesar de a equipe não ter construído e testado o sistema, modelos computadorizados e equações matemáticas sugerem que ele funcionará.
"Nos últimos anos surgiram muitos equipamentos autônomos [portáteis], como telefones celulares e laptops", disse Marin Soljacic, professor-assistente do Massachusetts Institute of Technology (MIT) e um dos pesquisadores responsáveis pelo estudo.
Seria muito conveniente se não tivéssemos que recarregar essas coisas e, já que somos físicos, perguntamos: 'que tipo de fenômeno físico poderíamos usar para fazer essa transferência de energia sem fio?'", diz.
Ressonância
A resposta a que a equipe chegou foi a "ressonância", um fenômeno que leva um objeto a vibrar quando aplicada uma energia de determinada freqüência. "Quando você tem dois objetos ressonantes na mesma freqüência, eles tendem a se emparelhar", disse Soljacic à BBC.
A ressonância pode ser vista, por exemplo, em instrumentos musicais. "Quando você toca uma nota em um instrumento, outro instrumento vibrará, na mesma nota, apenas com a ressonância acústica", diz.
Ao invés de usar vibrações acústicas, o sistema proposto no MIT explora a ressonância de ondas eletromagnéticas. A radiação eletromagnética inclui ondas de rádio, infravermelho e raios X.
Normalmente, sistemas que usam radiação eletromagnética, como antenas de rádio, não são adequados para a transferência eficiente de energia --porque eles dispersam a energia em todas as direções, provocando grandes perdas.
(Leia o artigo completo em http://www1.folha.uol.com.br/folha/bbc/ult272u58623.shtml)
___
Obrigado, Hélio!
Nenhum comentário:
Postar um comentário